domingo, 24 de maio de 2009

Vasos Sanguíneos

Existem 3 tipos distintos de Vasos Sanguíneos e com funções diferentes:
- Artérias (transportam o sangue do coração para o resto do corpo)
- Capilares (unem as artérias e veias)
- Veias (transportam o sangue até ao coração)

Nota: A maioria das pessoas que não esta devidamente informada sobre o assunto pensa que são as veias que transportam o sangue venoso e as artérias o sangue arterial mas tal coisa não acontece, ambos os tipos de vasos sanguínios transportam os dois tipos de sangue (arterial e venoso).

Pergunta: Por que razão é que as artérias são mais espessas e dilatáveis que as veias?
Resposta: Tudo no nosso corpo existe por alguma razão e as artérias e as veias não são excepção, as artérias só são mais resistentes e espessas que as artérias para suportar a pressão a que o sangue sai bombeado do coração para o resto do corpo, de maneira a não se desgastar, por ter uma camada resistente.

Pergunta: De que maneira é que as veias transportam o sangue para o coração?
Resposta: Do tronco para cima, não há qualquer problema para as veias transportarem o sangue até ao coração, agora abaixo do tronco para cima já é diferente devido à acção dagravidade. Por isso a Natureza arranjou um sistema para a resolução deste problema (quando passámos de quadrúpedes a bípedes), ou seja, a partir de válvulas. As válvulas estão entre as veias e ajudam o transporte de sangue dos membros inferiores até aos supriores, basicamente abrindo e fechando. As válvulas asseguram o movimento do sangue numa direcção.

Pergunta: Porque é que os capilares sanguíneos têm paredes com uma espessura extremamente pequena?
Resposta: Os capilares são constituídos por uma camada de células (curiusidade: para terem uma ideia da sua dimensão, as hemácias passam uma a uma neste vasos e os leucócitos pelas paredes do tecido - diapedese). A razão pela qual as paredes são pequenas é pelo facto de assim, se poder fazer a passagem de nutrientes e oxigénio do sangue para a linfa intersticial, como também dos produtos de excreção da linfa para o sangue devido ao metabolismo celular.

Sem comentários: