domingo, 31 de maio de 2009

Morfologia dos Orgãos

Introdução ao Aparelho Respiratório

O sistema respiratório e composto por: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquílos e alvéolos pulmonares (vias respiratórias); pulmões direito e esquerdo e finalmente o diafragma, músculos intercostais e costelas (orgãos que auxiliam os movimentos respiratórios).
Este sistema organiza e acciona a respiração, processo através do qual o corpo humano obtém o ar da atmosfera, retém o oxigénio que a circulação fará chegar a todas as células, libertando o que não necessita: o Dióxido de Carbono.

Morfologia - Vias Respiratórias

Fossas Nasais: 2 cavidades que vão desde a base do nariz - narinas - até à faringe. Estas são revestidas interiormente por uma mucosa nasal e pêlos.
Faringe: É o canal que une o nariz à laringe. Este, faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote, ou seja, é o ponto de encontro entre estes dois aparelhos.
Laringe: Orgão que se situa entre a faringe e traqueia. É composta por cartilagens resvestidas de uma membrana musoca , as dobras da membrana mucosa vai dar origem às pregas vocais (com a passagem do ar vibram, emitindo desta maneira som)
Traqueia: Consiste num tubo de 10-12 centímetros de comprimento e 1.5 de diâmetro, está situada na aprte central da cavidade toráxica, anterior ao esófago. A traqueia é internamente revestida por um epitélio ciliado e externamente encontra-se reforçada por anéis de cartilagem.
Brônquios: Os brônquios são dois tubos (surgem a partir da traqueia que divide em dois) que levam o ar até aos pulmões. A sua constituição é igual à da traqueia.
Bronquíolos: Derivam dos brônquios mas são muito mais pequenos, de tal maneira que cada bronquílos corresponde a um alvéolo pulmonar. Não é constituído por anéis cartilaginosos mas sim por tecidos conjuntivos.
Alvéolos Pulmonares: Estruturas muito pequenas situadas na parte final dos bronquílos. Á volta dos alvéolos estão os capilares para ocorrer a hematose pulmonar (que explicarei mais á frente); estes pequenos sacos têm só uma camada de células para facilitar a troca dos gases.
Morfologia - Pulmões
Existem dois pulmões e são bem diferentes: o esquerdo, que tem dois lóbulos e uma língula e pesa aproximadamente 800 gramas; o direito possui três lóbulos e pesa cerca de um quilo. No entanto, ambos têm a mesma função e processam a mesma quantidade de ar (3 litros no homem e 2 litros na mulher).
Os pulmões têm membranas pleurais, são elas que facilitam e permitem o movimento dos pulmões entre as costelas.

Sem comentários: