sábado, 23 de maio de 2009

Linfa

Definição: Líquido incolor rico em proteínas e linfócitos que circula no organismo.

A linfa é incolor ou pouco rosada por não ter praticamente glóbulos vermelhos, é constituída essencialmente por glóbulos brancos.
Podem-se distinguir 2 tipos de linfa:
- Linfa Intersticial (ou líquido intersticial): Circula nos tecidos, entre as células. Representa o meio intermediário entre o sangue e as células (ambos os elementos contribuem para a sua formação)
- Linfa Circulante (ou linfa propriamente dita): Circula no interior dos vasos linfáticos e dos gânglios, assim se enriquece em linfócitos.

Os Gânglios Linfáticos são bastante importantes para o nosso sistema imunitário porque são eles que produzem os linfócitos, que dai vão originar anticorpos para combater os antigénios. Quando adoecemos, a sua produção acelera e aumenta o número de linfócitos, de tal maneira que muitos vezes notamos que estamos inchados (são os gânglios linfáticos).
Em todo este sistema linfático, é de salientar o Timo e o Baço, que são os gânglios responsáveis pela formação dos linfócitos T e B respectivamente (expliquei o que faziam quando falei do sangue).

Sem comentários: