sábado, 30 de maio de 2009

Coração - Fisiologia

Introdução ao Sistema Circulatório

O centro do sistema circulatório é o coração que, juntamente com a rede de vasos sanguíneos, compõe o aparelho cardiovascular. O sistema circulatório cumpre dois circuitos a partir do coração: a grande circulação / circulação sistémica e a pequena circulação / circulação pulmonar.

Pequena Circulação

O sangue entra no ventrículo direito (pobre em oxigénio e rico em dióxido de carbono) e de seguida é bombeado para as artérias pulmonares, de maneira a chegar até aos pulmões. Passa pelas arteríolas pulmonares e capilares pulmonares onde também se realiza a hematose pulmonar (que irei falar mais á frente). Depois da troca de gases, o sangue rico em oxigénio passa pelas vénulas pulmonares, para as veias pulmonares, chegando assim ao coração entrando na aurícula esquerda.

Trajecto: Ventrículo Direito (CO2) - Válvula Semilunar Pulmonar (CO2) - Artérias Pulmonares (CO2) - Arteríloas e Capilares Pulmonares (CO2) - Hematose Pulmonar (CO2 troca com O2) - Capilares e Vénulas (O2) - Veias Pulmonares (O2) - Aurícula Esquerda

Grande Circulação

O sangue arterial é bombeado para a artéria aorta a partir da válvula semilunar aórtica. Este sangue vai para todo o nosso corpo para "alimentar" todas as células do nosso organismo. O sangue venoso pobre em oxigénio volta ao coração pelas vénulas, veias chegando às veias cavas, completando todas estas etapas na aurícula direita. De seguida o sangue vai para o ventrículo direito através da válvula tricúspide.

Trajecto: Ventrículo Esquerdo (O2) - Válvula Semilunar Aórtica (O2) - Artéria Aorta (O2) - O2 é deixado nas células em troca do CO2 - Vénulas e Capilares (CO2) - Veia cava superior e inferior (CO2) - Aurícula Direita (CO2) - Válvula Tricúspide (CO2)

PS: Tudo isto è acontece graças aos vasos sanguíneos que ja tinha explicado numa publicação atrás.

Sem comentários: