Neste relatório eu vou relatar no geral todos os pontos / tópicos que eu me lembro...
Por exemplo, quando uma pessoa salta o osso mais afectado é o fémure devido à aterragem, mas por outro lado, por alguma razão é o fémure o osso mais resistente e flexível do nosso corpo, conseguindo aguentar ate 1 tonelada!
2º - O equilíbrio
No filme vemos pessoas a andar de patins, para este feito é preciso ter bastante prática e equilíbrio. A única limitação do equilíbrio é mesmo a gravidade. A Dr. Alan Baker (astraunata da NASA), fez 3 vezes a viagem "vai e vem" para o espaço. Um fenómeno muito interessante é que cada vez que ela voltava do espaço dizia que tinha sempre muitos problemas, devido a uma enorme diferença da gravidade. Isto causava-lhe enjoos e uma grande desorientação.
Num teste de equilíbrio feito por um Dr. (não me lembro do nome) verifica-se que o orgão mais afectado quando nos tentamos equilibrar numa situação complicada é o ouvido interno (incrível como o corpo humano é feito!)
Alguns astraunatas fazem sempre um teste antes de irem para o espaço numa espécie de máquina centrifugadora para se habituarem à grande diferença da gravidade (para não estranharem tanto quando estiverem fora do planeta Terra). Este teste é muito benéfico porque os astraunatas não correm o risco de sofrerem lesões e desorientação no espaço.
3º - A Mão
A mão é a parte mais complexa e sofisticada do corpo humano. A mão sofreu bastantes alterações desde a era dos nossos primatas até agora, isso vê-se pelo famoso esqueleto Lucy. A este tema dedica-se uma Dr. (não me lembro do nome) para observar a sua evolução.
4º - As Células
São as milhões de células que há dentro do nariz que registam os odores e que depois são enviadas informações sobre esses odores para o cérebro - nós chamamos a isso cheiro
5º - O Cérebro
No cérebro há mais espaço para o sentido da visão do que para os outros sentidos.
6º - Os Invisuais
Existe um professor em Manchester que tenta conseguir "dar vista aos cegos", para isso ele usa como modelo um pequeno peixe dourado (observando a forma como da visão desse peixe).
Uma das maneiras que esse professor inventou para "dar vista aos cegos" é a partir da emissão de sons agudos e graves que correspondem a linhas horizontais, verticais e assim sucessivamente, originando formas reais!
CONCLUSÃO - O corpo humano é assim a máquina mais complexa da Natureza!
PS: Tudo o que está aqui foi só a partir dos apontamentos tirados durante o visionamento do filme, não fui pesquisar a mais nenhum lado (por essa razão é que certos assuntos não estão sempre aprofundados)
Sem comentários:
Enviar um comentário